CATEQ - Vagas de emprego
TURISMO

Caucaia institui selo para atrair nômades digitais para o Cumbuco em evento de sustentabilidade

| | 22/09/22  

/admin/view/noticia/img/20220922210900turismo.jpg

Nômades digitais promovem uma verdadeira revolução no turismo pelo mundo. Em busca de flexibilidade, esse perfil de visitante trabalha enquanto viaja por longas temporadas. Prestadores de serviços no Cumbuco têm oportunidades na conquista desse novo público, especialmente formado por fãs de kitesurf.

O município de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, conhecido por abrigar o Complexo Industrial e Portuário do Pecém e onde também está localizada a praia do Cumbuco, a Meca mundial do Kitesurf, deu mais um passo para se consolidar como um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente para jovens, inovadores e criativos apaixonados por natureza e kitesurf.

De olho neste público e com o objetivo de fomentar o turismo, o prefeito de Caucaia Vitor Valim, assinou nesta quinta-feira (22), o decreto que institui o "Caucaia Digital Nomads", durante o Winds for Future Festival, que se realiza entre os dias 22 e 25 de setembro no Cumbuco, o Selo "Caucaia Digital Nomads", conferido gratuitamente aos meios de hospedagem, coworkings, cafés, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço, que ofereçam aos “Nômades Digitais” toda a infraestrutura e suporte necessários para a execução do trabalho remoto, enquanto instalados em Caucaia. “Estamos fazendo uma gestão de olho na Sustentabilidade. Prova disso é o investimento em saneamento, no transporte, com o maior programa de mobilidade urbana do Brasil, fortalecendo as políticas ambientais com o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, com isso, estamos prestes a conseguir a certificação Bandeira Azul para a praia do Cumbuco, e esse é mais um importante passo que une visão, gestão eficiente, tecnologia e sustentabilidade”, disse o prefeito.

Segundo a Secretaria de Turismo de Caucaia, Yrwana Albuquerque, o nômade digital é um viajante que virou tendência, especialmente após a pandemia, impulsionado pela flexibilidade do trabalho remoto. “Trocando de cidade e até de país, esse profissional trabalha de qualquer lugar, sempre pronto para desbravar um novo destino sem que para isso precise pedir demissão”, complementa. 

Percebendo essa tendência, o município procura dar condições a esses novos turistas e criar excelentes oportunidades, especialmente para a indústria do turismo e de tecnologia instalada no município, que vem adotando uma série de medidas para desenvolver o seu ecossistema de economia criativa. É a opinião de Rômulo Soares, que preside o Instituto Winds for Future e que opera o Hub Cumbuco, em parceria com a Prefeitura, com a comunidade e com um grupo de instituições mantenedoras. Para ele, a iniciativa da prefeitura é super bem-vinda e traz um impacto expressivo para o Cumbuco se tornar uma smartbeach. “O apoio aos nômades digitais possibilita a criação de uma rede poderosa de conexões internacionais entre o Cumbuco e o mundo”, completa.

Recentemente, o Brasil deu um passo importante para permitir que esse tipo de turista permaneça no Brasil por mais de 90 dias. Em setembro do ano passado o Conselho Nacional de Imigração, disciplinou a concessão de visto temporário e de autorização de residência para imigrante, sem vínculo empregatício no Brasil, cuja atividade profissional possa ser realizada de forma remota, denominado “nômade digital”.  

De acordo com Yrwana, “a disseminação do trabalho remoto, nasce para os imigrantes que já estão inseridos nessa modalidade, a chance de passar uma temporada em Caucaia, trabalhar e viver como um caucaiense, com mais liberdade, estímulo à criatividade, contato com a natureza, com belas praias e paisagens naturais e acima de tudo, qualidade de vida”, disse.

O Selo "Caucaia Digital Nomads" tem o objetivo de permitir que Caucaia seja um relevante polo de Nômades Digitais da América do Sul, com vistas a receber turistas visitantes interessados em montar sua base de trabalho temporariamente no território do Município e incentivar este tipo de turismo, estimulando estabelecimentos cujos serviços interfiram positivamente na recepção de“nômades digitais”.

Aspectos como preços acessíveis e diferenciados de hospedagem e serviços, conexão à internet wi-fi rápida e gratuita, fluência na língua inglês e outros idiomas estrangeiros, acessibilidade, espaços de trabalho (coworkings) e oportunidade de compartilhamento de informações ou serviços entre indivíduos, com intuito de fomentar seus relacionamentos para seu trabalho ou negócio (networking), são relevantes, conforme a proposta da Prefeitura de Caucaia.

O Selo “Caucaia Digital Nomads” será emitido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, mediante solicitação do estabelecimento interessados que atender às condicionantes indicadas neste Decreto, por meio de link a ser disponibilizado no site oficial do Município de Caucaia, o qual também divulgará a lista dos estabelecimentos com o selo.

O projeto será coordenado pela Secretaria de Turismo de Caucaia e será aplicável, num primeiro momento, para os estabelecimentos situados na região do Cumbuco, sem prejuízo de ser estendido para outras localidades, mediante análise de viabilidade.

Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br


Prefeitura de Caucaia
Rodovia CE-090 KM 01, n° 1076, Itambé, Caucaia/CE - CEP: 61600-970 - Telefone: (85) 3342.4410