CATEQ - Vagas de emprego
CULTURA

Jovens de Caucaia participam do Programa Abarca e constroem painel artístico

| | 03/10/22  

/admin/view/noticia/img/20221003154100cultura.jpg

Arte e cultura andam juntas. As manifestações de críticas e poesia podem ser feitas por meio de diversos recursos artísticos e visuais. Pensando nisso, o encerramento do curso de ArtesVisuais do Programa Abarca, que tem o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura de Caucaia (SETCULT) promoveu uma intervenção artística em uma das paredes da Praça PEC, em Caucaia. 

A formação em artes visuais é mais um recurso para aproximar os jovens de 15 a 29 anos da arte e cultura. A SETCULT apoia o projeto estadual e deu toda a estrutura para o processo de seleção desses jovens, que precisam atender alguns requisitos como estado de vulnerabilidade social. Além disso, o órgão cedeu as instalações para as aulas e a estrutura física para a pintura do painel. Dessa forma, os jovens puderam ter acesso ao Programa Abarca e aprenderam as técnicas de desenho e graffiti de forma gratuita através do curso de 150 horas/aula. 

Para encerrar a formação, os jovens se reuniram para uma intervenção artística na praça PEC, local público, para mostrar o poder transformador da arte na comunidade. De acordo com o professor Ramon Sales, a pintura do painel utilizou a representação de prédios e de um grande muro. O local em questão serviu de superfície para intervenções coletivas e individuais dos alunos que mostraram parte do aprendizado ao longo do módulo III de “desenho básico aplicado à prática do graffiti”.

O artista e professor de artes visuais, Ramon Sales, destacou que a pintura no painel foi um momento muito especial e importante para o encerramento do módulo de encerramento do desenho básico aplicado ao grafite. “ A tinta é um grande pretexto para as pessoas contarem sua história por aí. Isso tem tudo a ver com o Projeto Abarca. Esse aprendizado com eles é muito rico e eu tenho muita gratidão de estar aqui", garantiu o professor.

Ainda sobre o painel, Ramon destacou que “as intervenções no painel transitaram entre figurativas e escritas perpassando as várias referências vistas em sala de aula e finalmente colocadas em prática num muro externo de livre trânsito, possibilitando às pessoas e aos participantes a experiência de conexão com parte de uma paisagem que sempre visitam e poderão agora ocupar com cores registrando suas histórias com a cidade na cidade”.

A arte é uma forma de resistir. Com esse lema, o indígena Giovane de Moraes, morador do Garrote, colocou sua impressão no painel. “Para mim, participar desse projeto é muito importante porque eu sou indígena e eu preciso sair e ver outras realidades para poder passar minha mensagem. Esses cursos estão sendo sensacionais”, afirma Giovani. Já para a aluna Débora Lima, a arte é um divisor de águas. “Participar deste projeto traz muita vantagem. Com o público, aumentamos nosso repertório e podemos dominar novas técnicas”, destacou a aluna.

Programa Abarca

O Programa Abarca - Formação em Artes para a Juventude promove a expansão das ações do Porto Iracema, escola de artes do Governo do Estado do Ceará, gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O programa consiste na realização de 10 percursos de formação básica nas linguagens de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, em territórios do Pacto Ceará Pacífico e nos municípios de Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Itapipoca, Iguatu e Quixadá. O Programa percorre dez municípios do Ceará expandindo as ações de formação em artes para o interior do estado. O projeto prevê cursos em Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, envolvendo jovens de 15 a 29 anos, estudantes ou egressos da rede pública de ensino e em situação de vulnerabilidade social.

O percurso promove um encontro com diversas expressões da Arte Urbana no território da Caucaia, especificamente na região da Praia do Cumbuco, no Centro de apoio ao Turismo do Cumbuco. O percurso de formação contempla desde aspectos mais gerais, como o desenho e criação de personagens, às noções mais específicas, como o desenvolvimento de um projeto de mural e sua produção.

Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br


Prefeitura de Caucaia
Rodovia CE-090 KM 01, n° 1076, Itambé, Caucaia/CE - CEP: 61600-970 - Telefone: (85) 3342.4410