CATEQ - Vagas de emprego
MEIO AMBIENTE

IMAC recolhe quase 300 kg de resíduos em ação de celebração do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias

| | 21/09/22  

/admin/view/noticia/img/20220921175000meio_ambiente.jpg

Praia linda é praia limpa! O litoral vivo é um litoral limpo. Para celebrar e incentivar os cuidados com a limpeza do litoral caucaiense, a Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), promoveu, na manhã do último sábado (17), junto com a ajuda de voluntários, uma grande atividade de coleta de resíduos em prol do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias.

Entre os principais materiais coletados nos 10 quilômetros percorridos pelos voluntários, estavam plásticos e isopor. De acordo com o IMAC, foram recolhidos 87 sacos de lixo coletados, cada um com capacidade de 100 litros. No total, foram registrados 299,55 kg de resíduos sólidos. Todo o resíduo coletado será doado a associação de catadores de Caucaia e para o projeto Empréstimo Solidário do Lions Clube.

A ação ocorreu em vários pontos estratégicos do litoral: no espigão do Icaraí, Pacheco, Iparana, Icaraí, Tabuba, Cumbuco e Cauípe, totalizando um percurso de cerca de 10 km. O vice-presidente do Imac, Henrique Garcia, reforçou que o ponto de partida escolhido para a ação de hoje foi o Espigão do Icaraí, por ser um local simbólico para os caucaienses.

“Hoje é um dia muito importante para nós, pois o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias acontece em 160 países e em mais de 400 praias pelo mundo e isso traz de fato uma conscientização ambiental para a população. Em Caucaia, nós estamos muito orgulhosos de participar disso. Escolhemos como ponto de partida o espigão do Icaraí, pois aqui a obra já foi entregue e já oferece uma faixa de praia com um ótimo lugar de divertimento e lazer para a população. Então, estar aqui fazendo isso e conscientizando as pessoas fortalece nosso dever de cuidado e a limpeza do nosso litoral”, destacou Henrique Garcia. 

De acordo com o IMAC, a atividade de retirada de resíduos e materiais recicláveis da orla aconteceu com a ajuda de moradores da região e coletivos que defendem a proteção dos ambientes marinhos. Foram percorridos 1 km em cada um dos pontos de concentração.

A iniciativa contou com a participação de voluntários e moradores locais que tradicionalmente realizam ações de limpeza nas praias que residem. Verdadeiros líderes locais na promoção de ações de sensibilização ambiental, que contam com apoio do MAC. Na ocasião, a catadora Maria Marilene, representando a Associação dos agentes ambientais da Jurema, esteve presente e fez questão de participar e incentivar a retirada dos resíduos na praia. A catadora reforçou que ações como essas mudam a forma como enxergamos os locais públicos, principalmente, as praias.

"A gente tem que fazer esse tipo de ação porque é como se fosse nossa casa. Quando a gente recebe alguém em casa nós fazemos a limpeza, não é?! Então, na praia não é diferente. Nós recebemos pessoas de fora e também tem os nossos moradores. É preciso cuidar da praia. Eu fico muito feliz com o convite do Imac para fazer essa ação, pois conseguimos deixar nosso litoral caucaiense mais limpo e as pessoas mais conscientizadas sobre a preservação do meio ambiente", reforçou Marilene.

A moradora do bairro Icaraí, Cristiana Nascimento dos Santos, foi voluntária na ação do Imac e garantiu que será como guardiã da praia. "Há mais de 43 anos que sou nascida e criada aqui. Meus filhos e netos andam aqui e, pra mim, é muito importante ter um litoral como esse limpo. é a nossa casa, nosso quintal. Faço questão de deixar minha praia limpa e gostei muito de participar dessa ação junto ao IMAC, pois aprendi sobre os materiais recicláveis e como posso ajudar ainda mais na limpeza da praia. Isso é bom não só para a gente que mora aqui, mas também para todos que vêm de fora, como os turistas. Nossa praia merece ser limpa”, concluiu orgulhosa a moradora. 

Resíduos


O IMAC informou que após todas as coletas de resíduos do litoral de Caucaia, os materiais foram pesados e catalogados. Cada líder de praia elaborou um relatório com informações sobre os resíduos encontrados. Com isso, o Imac terá informações para identificar as peculiaridades e características de comportamento dos visitantes das praias do município. Com isso, é possível fazer um estudo e aplicar políticas públicas que garantam a preservação do ambiente costeiro marinho.

Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br


Prefeitura de Caucaia
Rodovia CE-090 KM 01, n° 1076, Itambé, Caucaia/CE - CEP: 61600-970 - Telefone: (85) 3342.4410