CATEQ - Vagas de emprego
INCLUSÃO

Prefeitura de Caucaia promove qualificação profissional para pessoas com deficiência

| | 22/09/22  

/admin/view/noticia/img/20220922133000inclusao2.jpg

Cada vez mais, pessoas com deficiência ganham relevância e participam ativamente da nossa sociedade. Eles são 24% da população, ou 46 milhões de pessoas, nos números do Censo 2010, o último realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A fim de reforçar essa importância, fazer a ponte entre empresas e pessoas com deficiência que desejam se inserir no Mercado de Trabalho, e marcar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado nessa quarta-feira, dia 21, a Prefeitura de Caucaia, através do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ), realizou uma manhã especial.

Cerca de 40 participantes, entre pessoas com deficiência e representantes de ONGs, participaram do evento, que iniciou com uma palestra da mestre em psicologia Fabíola Ximenes, que abordou a temática da acessibilidade e afetividade. Logo após esse primeiro momento, os participantes se dividiram em salas de atendimento individual, onde puderam conhecer um pouco mais sobre quatros empresas que desenvolvem atividades no município e que têm interesse em contratar pessoas com deficiência, Izzi Soluções, Atacadão, Marquise Ambiental e Aço Cearense.

Para Talita Nascimento, o sonho da carteira assinada ainda não se realizou. Ela trabalhou anteriormente apenas de maneira avulsa, mas deseja uma vaga no mercado de trabalho formal. “Já trabalhei sem carteira assinada, e não tinha os meus direitos. Gostei muito da palestra que assistimos, e também gostei da iniciativa que dá oportunidade pra gente, que não temos muitas portas abertas”, revela. Opinião parecida com a de Raimundo Nonato. Apesar de já ter trabalhado formalmente anteriormente, ele revela que tem tido dificuldade de conseguir uma nova colocação. Já está à procura de uma nova oportunidade há mais de um ano. “Estou já há um ano à procura de emprego, e apesar do meu esforço pessoal em conseguir um novo trabalho, hoje avalio que existem poucas oportunidades”, lamenta.

Marcos Lopes, gerente do Sine Municipal de Caucaia, revela que o objetivo foi marcar esse dia de luta em prol da pessoa com deficiência valorizando esse público. “Quisemos primeiramente enaltecer esse momento de luta anual. Unimos isso à missão do CATEQ em promover a empregabilidade promovendo uma manhã de network entre empresas e mão de obra”, finaliza.

Rede de apoio à pessoa com deficiência

Durante todo o ano, pessoas com deficiência também contam com uma ampla rede de apoio nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, que têm como uma das prioridades o atendimento a esse público. Seja encaminhado beneficiários ao INSS, para acesso ao Benefício de Prestação Continuada, Passe Livre e Programa Criança Feliz, que garante o Benefício de Prestação Continuada para crianças de 0 a 6 anos. Além disso, pessoas com deficiência estão na prioridade para a concessão de benefícios eventuais, como cesta básica, vale gás, aluguel social, entre outros.

Há também o suporte a instituições e ongs que trabalham com esse público, como a Fundação Perpétua Magalhães (FUNPEM), Pequeno Cotolengo e Joaquim Bento Cavalcante, que oferece atendimento de reabilitação para 120 crianças e adolescentes com deficiência: fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e serviço social.

Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br


Prefeitura de Caucaia
Rodovia CE-090 KM 01, n° 1076, Itambé, Caucaia/CE - CEP: 61600-970 - Telefone: (85) 3342.4410